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MÃES DE SANTO
Por Luciana Costa
Você sabia que a mulher
já comanda uma religião? Ao contrário do que acontece nas outras religiões, no
candomblé a mulher é a grande sacerdotisa.
O candomblé tem origem nas sociedades africanas. As mulheres, respeitadas na comunidade
negra e com mais poder econômico do que o homem, foram também as primeiras a abrir
terreiros e a assumir papéis de importância na hierarquia religiosa, em meados do
século XIX, uma tradição que se mantém até hoje.
Para ser adepta à religião, é preciso passar por uma iniciação que é longa e a
hierarquia muito rígida, o que dá ainda mais poder à mãe de santo. Para fazer parte
desse clero não basta querer, é preciso ser indicado pelo orixá (deus), que se
manifesta no futuro filho-de-santo, de surpresa, normalmente durante uma festa religiosa.
Na África existem muitos orixás, mas aqui no Brasil eles foram reduzidos e apenas doze
deles são mais cultuados, conheça agora a história de cada um desses deuses:
EXU é o mensageiro entre os homens e os deuses, todas as cerimônias começam com
uma louvação a ele.
OGUM é o deus da guerra.
OXÓSSI ou ODÉ é o senhor da caça, da fartura e das colheitas e o grande
patrono do candomblé brasileiro.
OSSAIM orixá das folhas, da vegetação. É a entidade que governa o emprego
medicinal das ervas ou sua utilização na magia.
OXUMARÊ é deus do arco-íris, transporta a água entre o céu e a terra.
OMOLU ou OBALUAÊ é o deus da varíola, da peste, das doenças da pele.
OXUM deusa das águas doces, do ouro, da fecundidade, do jogo de búzios e do amor.
OIÁ ou IANSÃ é senhora das tempestades.
XANGÔ deus do trovão e da justiça.
NANÃ dona da lama com a qual foram modelados os homens, é o orixá feminino mais
velho.
IEMANJÁ é considerada a mãe dos orixás, é também a deusa dos mares e oceanos.
OXALÁ é o orixá que criou os homens, tem o status de pai dos orixás.
Portanto, o poder religioso da mãe-de-santo extrapola os limites do terreiro. Na
periferia, ela é ponto de referência e tem uma função social muito importante. Nos
terreiros freqüentados pela elite, não raro as mães-de-santo utilizam o poder dos seus
clientes em benefício próprio ou da comunidade.
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